O cinema é muitas vezes pensado como uma arte coletiva. Uma arte em que muitas pessoas trabalham juntas para fazer algo acontecer de um jeito específico. Num filme “comercial” uma visão de uma só pessoa é transmitida à partir de uma linguagem criada por centenas de pessoas em conjunto para criar um produto final para os espectadores Mas se o cinema é algo coletivo, por que existem diretores de cinema tão famosos? O que faz de alguém um bom diretor?
No “cinema de autor”, onde o diretor acaba muitas vezes levando os créditos pela obra que criou, o papel do diretor é muitas vezes valorizado não só pelo roteiro (que pode ou não ser dele mesmo), mas também por como uma história é contada e como seu olhar é “guiado” durante o filme e pelas escolhas que um diretor na hora de encontrar pessoas que ele acredita que sejam capazes de ajudá-lo a contar uma história, já que ele não é capaz de criar esse filme sozinho.
O Casamento da Thabata e do Tiago poderia sim “ser de cinema”. Além de ter sido um casamento com a cara dos dois e com um cenário de fundo que parecia projetado (se não muito bem pensado), aparece no casamento uma suave luz de fim de tarde de inverno que faria qualquer um que “caça a luz perfeita” entrar em êxtase. Mas o casamento da Thabata e do Tiago foi bem de verdade, e trouxemos aqui o cinema como discussão para falar sobre o papel dos dois nesse casamento. A Thabata e o Tiago “dirigiram” o casamento deles, da melhor maneira que um casal de “diretores” de casamento poderia ter feito.
Depois de sete anos juntos, em uma viagem à Cuba, o Tiago escondeu um anel dentro de uma câmera (essa Leica da foto) e fez a Thabata carregar a câmera por quase um dia inteiro até que ele abriu a câmera e fez um pedido (que a Thabata aceitou, se não, não estaríamos aqui escrevendo esse post). Por dois anos esse dia foi pensado, sonhado, e planejado. Dois anos e um fusca depois, os dois se casaram em baixo de uma árvore na Fazenda Vassoural.
“Mas essa história não tem nada a ver com o cinema”, pensou você agora. A verdade é que sim e não. Não porque nenhum dos dois trabalha com cinema. SIM porque aqui voltamos ao papel de diretores que os dois exerceram desde o tal anel escondido numa câmera Leica em Cuba. Um Cinema de autor não acontece de repente. Ele é pensado. Ele é sonhado por pessoas que tem uma visão, e a Thabata e o Tiago além de escolherem as pessoas certas para fazerem essa “visão” virar realidade, colocaram a mão na massa e participaram diretamente da criação do casamento dos dois.
A primeira coisa que definimos foi o local. Achei a Fazenda Vassoural na internet sem querer, e quando li a história do lugar já estavámos 90% definidos que seria lá. A visita à Fazenda só trouxe uma certeza maior ainda que o lugar era aquele. Clima rústico e vintage do jeito que gostamos, e uma história muito interessante. Depois disso decidimos os fotógrafos e a decoração, outros dois fatores muito importantes pra nós.
Tudo foi pensado com muito carinho. Grande parte dos móveis e dos objetos de decoração eram nossos, das nossas aventuras de garimpo vintage. O fusca foi comprado e reformado pelo Tiago especialmente para o casamento, e trouxe muitas emoções, do atraso na funilaria até o disparo do alarme, que foi a diversão da cerimônia.
A cerimônia organizada pela Rito foi tudo o que queríamos, algo breve e emocionante. O discurso da Marcinha foi elaborado com base em nossos depoimentos e dos padrinhos. Foi leve, à luz do dia, embaixo de uma árvore e com uma trilha sonora deliciosa… resumindo, foi lindo demais!
Conseguimos realizar o que muita gente desacreditava, fazer uma festa em outra cidade, e que durasse 12 horas. Os convidados chegaram no horário para a cerimônia, que aconteceu no fim da tarde, e ficaram até o final da festa. O DJ, a banda e a cabine de fotos foram essenciais para manter todos entretidos e animados. A festa que era longa passou super rápido… ficou tudo muito lindo e além das nossas expectativas. Meses depois do casamento ainda recebemos comentários carinhosos dos convidados dizendo que foi um casamento muito diferente, e muito a nossa cara.
Fugimos do óbvio em quase tudo o que foi possível… a festa parecia uma extensão da nossa casa e da nossa vida. A trilha sonora que tocou desde antes da cerimônia até o fim da festa foi escolhida por nós, com músicas que marcaram esses 7 anos juntos.
Nossa dica é organizar o casamento com calma, e fazer com que ele fique a cara dos noivos. Deixamos de lado muitas referências da internet para fazer algo realmente único, muitas vezes artesanal. Aproveitamos cada minuto intensamente, e agora ficam as fotos e vídeos maravilhosos pra matar essa saudade boa!
A verdade é que todos que trabalham juntos para fazer um casamento tão bem pensado quanto o da Thabata e do Tiago acontecer como eles imaginaram, acabam sendo “pequenos diretores” também. É tão bom ver cada um trabalhando na sua área para fazer algo de que vão se orgulhar em mostrar para outras pessoas, mas que principalmente vai ser o que os “noivos diretores” imaginavam para o dia deles. No casamento da Thabata e do Tiago tudo clicou. Além do casal querido, do cenário perfeito, da criatividade explícita em todos os detalhes, dos fornecedores escolhidos à microscópio que se complementaram perfeitamente, algo clicou dentro de nós. Deve ter sido a luz maravilhosamente suave, ou os 66 emails e horas de reuniões que passamos sonhando esse “filme” com os dois. Tinha algo especial no ar, tinha algo especial dentro de nós.
Thabata e Tiago, já falamos isso pra vocês ao vivo, mas obrigado obrigado obrigado. Obrigado por sonhar, pesquisar, escutar nossas dicas, guardar tempo para as fotos e aceitar caminhar até longe. Obrigado por nos entender tão bem e nos deixar estar tão presentes no dia de vocês. Parabéns mais uma vez!
Esperamos que todos gostem das fotos. Muito obrigado por ler/separar um tempinho do dia para ver as fotos.
Because tonight the world turned in me / because right now I don’t dare to breathe / Oh, babe, I know, it’s alive and somewhere for us to find tonight / chase this light with me.
?
F&M
After seven years together, while on a trip to Cuba, Tiago hid an engagement ring inside a camera (that same Leica from the post) and made Thabata carry that camera around for almost an entire day until he finally popped the camera open and popped a question that brings us here. Together they planned every single detail of their wedding for two years. Two years and a VW beetle later, the two tied the knot beneath a tree in a farm in a wedding which they directed, produced and played the lead actors.
It was such an honor to play a little role in this. Beautiful light, beautiful groom and bride (both inside and out) and a wedding in which everything “just clicked”.
Hope you guys dig it.
Much love,
F&M
Vestido: Emannuelle Junqueira
Sapato: Sandália Schutz e bota Toni Salloum
Buquê e coroa de flores: FLO Atelier Botânico
Alianças: Chinchar Maloney
Cabelo e Maquiagem: Mychelle Pavão
Jóias e Coroa: Avigail Adam
Terno do noivo: Hugo Boss
Cerimonial: Santo Véu
Celebrante: Rito Cerimônias Especiais
Espaço da Cerimônia/Festa: Fazenda Vassoural
Buffet e Bolo: Chamonix
Projeto de Decoração: M. Bacellar
Flores: VidaBela Eventos
Convites: Q Stampa
Assessoria/Produção Musical: Pela noiva, Thabata – Ginger Assessoria Musical
DJ: Mazzur
Banda Folk e Blues: The Lonesome Duo
Vídeo: Edu Pimenta
Doces: Mariza Doces e Chamonix
Lembrancinhas Macarons: Gateau Et Chocolat
Lembrancinhas Suculentas: Conta Gota
Lembrancinhas Foto: InstaPhoto
TODAS as fotos são de propriedade de Frankie e Marília. Uso das imagens proibido sem permissão por escrito. Mesmo com crédito. Mesmo se você foi um dos fornecedores.