No dia 3 de novembro de 2011 nós recebemos um email de uma menina chamada Thaminne que ia se casar. Uma menina Thaminne que ia se casar com um rapaz chamado Renato, mas não sabia ainda o dia exato. Não sabia se ia se casar no dia 12 ou 13 de Outubro de 2012, mas gostava do nosso trabalho. Fomos encontrar os dois no meio da tarde pra tomar um café no centro de São Paulo e descobrimos não só que tem um lugar no centro que vende um pão de mandioquinha que não esquecemos até hoje, mas que ganharíamos dois amigos – que estão ao nosso lado até hoje.
Sim, fotografamos o casamento dos dois láaaaaa atrás, no dia 12 de Outubro de 2012. Nós chegamos na véspera, ajudamos a montar a decoração de pessoas que na época eram só “clientes”. Comemos pizza com nossos “clientes”. Vimos o casamento dos nossos “clientes” atrasar. Vimos uma Thaminne que não conseguiu escrever os votos do jeito que queria no casamento. Vimos a chuva mudar os planos da cerimônia. Fotografamos o ensaio dos dois só no dia seguinte – o Renato ainda com o terno todo manchado da festa – e nós ainda cansados do casamento. E aí sem querer, nossos clientes viraram nossos amigos.
E o tempo passou. E a Thaminne vinha nos visitar no escritório durante o horário de almoço dela. E ela falava que o trabalho dela já não era mais o que ela queria. E daí ela avisou que comprou uma máquina fotográfica. Depois de um tempo ela avisou que estava fotografando, e que tinha fotografado o casamento de amigos e que tinha amado a sensação. E foi assim que ganhamos além de clientes e amigos, colegas de profissão. Nós viajamos juntos, aprendemos juntos, ensinamos coisas pros dois e aprendemos com os dois também. Ela fez nosso workshop, nós nos encontrávamos sempre que estávamos na mesma cidade – E o tempo foi passando…
No começo desse ano eles nos ligaram pra contar de uma idéia de renovar os votos. Os votos que lá atrás foram rápidos por causa da idade, da chuva, da correria, que deixavam de fora o futuro que eles ainda não sabiam que teriam. Nem os filhotes caninos ou as mudanças, nem as viagens ou a nova profissão, nada disso estava nos votos dos dois “meninos” que casavam naquele dia chuvoso lá em 2012, e disso eles sentiam falta.
Ficou decidido que como “amigos” contratados, entraríamos no carro com esses dois pra ver os dois renovarem os votos do casamento do jeito deles. Assim como foi o first look dos dois láaaa atrás, quando ainda existia um medo de first-looks, esses dois queriam algo pra marcar os 5 anos de casados que ficasse com a cara deles: no carro, em alguma aventura, com esse jeito “novinho” desses dois jovens que vimos casar lá atrás e agora estão tão adultos (o Renato menos).
Thaminne e Renato, sabemos que às vezes somos um pouco chatos. Sabemos que tentamos forçar a barra pra vocês fazerem as coisas de um outro jeito, e por mais que seja sempre pensando no bem de vocês, não nos escutem. Continuem sendo esses dois namoradinhos de escola semi-irresponsáveis com a vida pra quem vê de fora, porque isso é vocês. Isso faz vocês dois terem vontade de viver, isso é o talento que vocês têm, e nós velhos e sistemáticos temos um pouco de inveja de poder viver a vida de um jeito tão leve quanto vocês. Parabéns pelo quase aniversário de casamento. Amamos vocês dois.
-F&M
Buquê: Violeta Decorações
Blazer Renato: For Jack Studio
Vestido Thaminne: Julia Pak
Vídeo: Rodrigo de Paula